A menos de um mês do 20 de setembro, Santa Maria ainda não sabe como será a passagem dos tradicionalistas pela Avenida Medianeira neste ano. Além das dificuldades enfrentadas pelos piquetes, associações e Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) para promover eventos nas sedes, em função das adequações às exigências do Corpo de Bombeiros e da prefeitura,o Desfile Farroupilha não terá a presença de cavalos por causa do mormo, doença que atinge os animais e que pode ser transmitida aos humanos.
Em 21 de agosto, o coordenador da 13ª Região Tradicionalista adiantou ao Diário que, neste ano, poderíamos ter o cenário inverso ao vivido no ano passado, quando apenas cavaleiros desfilaram, sem a presença de carros e caminhões. Ontem, a Comissão Executiva dos Festejos decidiu, com base em pareceres de órgãos veterinários, que não haverá animais no desfile, só veículos. Além disso, o evento do distrito de Boca do Monte foi cancelado pelo grupo.
Um levantamento feito pela reportagem constatou que, nesta quarta-feira, a maioria das entidades tradicionalistas não tinha decidido se participaria ou não do desfile. Outras 12 já haviam desistido de participar (veja mais no quadro) e nove haviam confirmado presença na Avenida Medianeira.
Há entidades que questionam a decisão de não haver cavalos no evento, já que não há casos de mormo em Santa Maria. Já a presença dos caminhões estaria garantida e foi acertada em reunião entre a 13ª RT e a prefeitura, que delimitou as áreas de embarque, dispersão e o perímetro em que as pessoas poderão ser transportadas em cima das carrocerias.
A movimentação será acompanhada por agentes de trânsito e da Guarda Municipal. Mas, ontem, muitas entidades ainda não sabiam do acordo.
A 13ª RT terá reunião com os patrões das entidades em 10 de setembro, às 19h30min. Segundo o vice-coordenador da 13ª RT, Luiz Sérgio Fassbinder, todas as questões referentes ao desfile serão debatidas nesse dia. Ele descarta a possibilidade de não haver a participação dos CTGs no 20 de Setembro.
Não podemos impor uma situação. Por isso, haverá a reunião. Para que tudo possa ser debatido. Discutiremos como será o desfile, o que será usado e também iremos apresentar para os patrões as áreas em que pode haver circulação dos carros e concentração e dispersão das entidades afirma Fassbinder.
Ainda segundo o vice-coordenador, a distribuição da Chama Crioula, com a presença dos cavalos, está mantida. O evento será realizado no dia 12 de setembro, na Estância do Minuano, onde só poderão entrar os animais que estiverem com a Guia de Trânsito Animal (que traz os exames de influenza, anemia e mormo) em dia. Fassbinder afirma que haverá veterinários no local fazendo o controle e que os cavaleiros que não estiverem com os exames dos animais em dia entrarão a pé na Estância.
Entidades estão divididas sobre participar do evento
Entre as entidades consultadas, 14 decidiram esperar a reunião do dia 10 de setembro para definir se participarão ou não do Desfile Temático de 20 de Setembro em Santa Maria. É o caso da Estância do Minuano. Segundo o patrão da entidade, Luiz Carlos Bortoluzzi, se a decisão em proibir "